• Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Tags
Destaque

CORES ENTRELAÇADAS

May 22, 2019

1/10
Please reload

TRANSTORNO BIPOLAR DE HUMOR

05.12.2017

Bipolaridade ou Transtorno Bipolar de Humor(TBH) é um transtorno psiquiátrico que é caracterizado por uma mudança de humor repentina e repetidas vezes, podendo trazer pra pessoa doente situações constrangedoras e perigosas. Estas mudanças de humor reflete drasticamente no que a pessoa é perante a sociedade e a si mesmo, causando, portanto graves danos até mesmo em sua personalidade.

 

Pode-se enxergar esta doença maníaca-depressiva como uma partida de futebol onde temos dois tempos distintos, no primeiro tempo a equipe tem como estratégia única o ataque procurando incansavelmente o gol e já no segundo tempo abruptamente a estratégia muda e o time começa a só se defender com o propósito de não levar gols. Com isto a torcida que acompanha o jogo fica sem entender a postura do time, já que ao final a derrota se tornou evidente. Fazer o que então para que se volte a ganhar? Deve-se com certeza “mesclar” as estratégias tendo em ambos os tempos da partida o ataque e a defesa alternadamente e cada um em seu momento certo, inserindo no time novos jogadores que possam viabilizar esta ideia vitoriosa.

 

Esta doença tem seus graus de severidade, a mais branda é tratada com remédios onde o principal componente químico é o lítio e ele associado a outras drogas a  controla satisfatoriamente, porém quando ela esta em um estado de severidade maior muitas das vezes apenas estas drogas não são o suficiente para controla-la, sendo necessário internações e um acompanhamento médico mais incisivo. E tem o grau chamado ciclotimia onde  é considerada apenas uma depressão. Mas sem dúvidas nenhuma, todas elas têm que ser diagnosticada o mais precoce possível e na mesma intensidade começar a serem tratadas.

 

No filme Mr. Jones, estrelado pelo excelente ator norte-americano Richard Gere, é ressaltado como tema principal a bipolaridade, onde o personagem Jones tem um comportamento que intercala momentos de euforia com enormes desesperos, o que leva a psiquiatra Elizabeth Bowen, a tentar ajuda-lo. Jones confronta sua psiquiatra diversas vezes afirmando que ele não é doente e  que a "doença" faz parte de quem ele é e com isto é criado uma defesa,que vai postergando o tratamento e consequentemente o controle adequado da doença.

 

Este transtorno é facilmente confundido com depressão e até mesmo com esquizofrenia, onde o doente cria uma espécie de alter ego e vive tranquilamente, porém perigosamente com este outro eu. E apesar de não quantificado em porcentagens, acredita-se que uma parte considerável da população em algum momento da vida desenvolveu esta doença.

 

Não é difícil observarmos as principais características( sintomas) que são divididos em duas “frentes”, os momentos de Manias que pode ser verificadas por:

- Assume comportamentos extravagantes;

- Reduz a necessidade do sono;

- Apresenta compulsão por compras e gastos excessivos;

- Interage e fala da sua vida pessoal com desconhecidos sem constrangimentos;

- Cria planos grandiosos, fora da realidade;

-Comportamento autoconfiante, assertivo e convincente.

E os momentos Depressivos :

-Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da auto-estima. Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los;

-Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;

-Pensamento lento, esquecimentos, dificuldade de concentração e em tomar decisões;

-Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos;

-Preocupação excessiva com queixas físicas, como por exemplo a obstipação;

-Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado ou perda de energia, cansaço, inacção total;

-Alterações do apetite e do peso;

-Alterações do sono: insónia ou sono a mais;

-Diminuição do desejo sexual;

-Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz;

 

Então meus caros ter momentos de alegria e outros de depressão e outro de depressão profunda e outro de alegrias incontroláveis, pode aparentar que seja normal, mas diante do descrito acima pode ser também uma situação, no mínimo a ser observada com atenção. Será que temos TBH ?

 

 

That’s all folk !!!!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

November 22, 2019

November 20, 2019

November 18, 2019

November 2, 2019

October 10, 2019

October 8, 2019

Please reload