top of page

TRANSTORNO BIPOLAR DE HUMOR


Bipolaridade ou Transtorno Bipolar de Humor(TBH) é um transtorno psiquiátrico que é caracterizado por uma mudança de humor repentina e repetidas vezes, podendo trazer pra pessoa doente situações constrangedoras e perigosas. Estas mudanças de humor reflete drasticamente no que a pessoa é perante a sociedade e a si mesmo, causando, portanto graves danos até mesmo em sua personalidade.

Pode-se enxergar esta doença maníaca-depressiva como uma partida de futebol onde temos dois tempos distintos, no primeiro tempo a equipe tem como estratégia única o ataque procurando incansavelmente o gol e já no segundo tempo abruptamente a estratégia muda e o time começa a só se defender com o propósito de não levar gols. Com isto a torcida que acompanha o jogo fica sem entender a postura do time, já que ao final a derrota se tornou evidente. Fazer o que então para que se volte a ganhar? Deve-se com certeza “mesclar” as estratégias tendo em ambos os tempos da partida o ataque e a defesa alternadamente e cada um em seu momento certo, inserindo no time novos jogadores que possam viabilizar esta ideia vitoriosa.

Esta doença tem seus graus de severidade, a mais branda é tratada com remédios onde o principal componente químico é o lítio e ele associado a outras drogas a controla satisfatoriamente, porém quando ela esta em um estado de severidade maior muitas das vezes apenas estas drogas não são o suficiente para controla-la, sendo necessário internações e um acompanhamento médico mais incisivo. E tem o grau chamado ciclotimia onde é considerada apenas uma depressão. Mas sem dúvidas nenhuma, todas elas têm que ser diagnosticada o mais precoce possível e na mesma intensidade começar a serem tratadas.

No filme Mr. Jones, estrelado pelo excelente ator norte-americano Richard Gere, é ressaltado como tema principal a bipolaridade, onde o personagem Jones tem um comportamento que intercala momentos de euforia com enormes desesperos, o que leva a psiquiatra Elizabeth Bowen, a tentar ajuda-lo. Jones confronta sua psiquiatra diversas vezes afirmando que ele não é doente e que a "doença" faz parte de quem ele é e com isto é criado uma defesa,que vai postergando o tratamento e consequentemente o controle adequado da doença.

Este transtorno é facilmente confundido com depressão e até mesmo com esquizofrenia, onde o doente cria uma espécie de alter ego e vive tranquilamente, porém perigosamente com este outro eu. E apesar de não quantificado em porcentagens, acredita-se que uma parte considerável da população em algum momento da vida desenvolveu esta doença.

Não é difícil observarmos as principais características( sintomas) que são divididos em duas “frentes”, os momentos de Manias que pode ser verificadas por:

- Assume comportamentos extravagantes;

- Reduz a necessidade do sono;

- Apresenta compulsão por compras e gastos excessivos;

- Interage e fala da sua vida pessoal com desconhecidos sem constrangimentos;

- Cria planos grandiosos, fora da realidade;

-Comportamento autoconfiante, assertivo e convincente.

E os momentos Depressivos :

-Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da auto-estima. Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los;

-Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;

-Pensamento lento, esquecimentos, dificuldade de concentração e em tomar decisões;

-Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos;

-Preocupação excessiva com queixas físicas, como por exemplo a obstipação;

-Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado ou perda de energia, cansaço, inacção total;

-Alterações do apetite e do peso;

-Alterações do sono: insónia ou sono a mais;

-Diminuição do desejo sexual;

-Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz;

Então meus caros ter momentos de alegria e outros de depressão e outro de depressão profunda e outro de alegrias incontroláveis, pode aparentar que seja normal, mas diante do descrito acima pode ser também uma situação, no mínimo a ser observada com atenção. Será que temos TBH ?

That’s all folk !!!!


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page