top of page

AS CRIANÇAS NÃO PRECISAM NASCER ...


“... pra que exportar comida, se as armas dão mais lucro na exportação” com esta frase Renato Russo expõe parte de uma realidade crua e que reveste uma guerra, onde empresas ao redor mundo vendem o ingrediente certo pra que isto aconteça sem piedade e talvez deixando que as ambições os ceguem e não os deixem perceber que este mundo que eles ajudam a destruir é o mesmo em que eles vivem, onde as pessoas que morrem inocentes ou não, são feitas de carne, osso e sangue iguais aos deles.

Republica Árabe Síria um país localizado na Ásia Ocidental que com suas guerras internas financiadas por poderes e interesses externos mostra toda a podridão existente no coração e na alma humana. Como não se chocar com as imagens de crianças mutiladas, de homens e mulheres sendo destroçados por armamentos cada vez mais silenciosos e mortais. Como não se chocar diante da fome e sede que se abate por toda uma população que indefesa e incapaz de qualquer reação vê o presente ser despedaçado impossibilitando assim toda e qualquer expectativa positiva para um futuro, seja ele próximo ou distante.

E se voltarmos um pouco na história deste país, em resumo, podemos ver que em 2011 a Síria era devastada por uma grande crise onde o desemprego era pulsante e a miséria batia à porta e com isto alguns grupos insatisfeitos com a situação começaram um levante contra o governo de Bashar-Al-Assad. Em 2013 vendo a terra arrasada um grupo intitulado Estado Islâmico (EI) resolveu que tinha direitos a parte do território sírio o que veio e muito piorar, devido às práticas violentas de imposição do grupo.

Uma guerra cada vez mais intensa e sangrenta e que não tem dia ou ano pra acabar. Influências externas é que não faltam e com extremas mutações. Os maiores apoiadores explícitos desta carnificina são os U.S. A e sua inconstância de entendimento, no governo do Obama a prioridade era tirar o Assad do poder, entra o Trump e agora a prioridade é atacar o E.I e a Rússia que na contramão das opiniões americanas apoia o governo do Assad, devido a interesses de Moscou no país. E ai meus caros a guerra não acaba nunca e vai ficar cada vez mais sangrenta, já que russos e americanos estão a milhares de quilômetros dali tomando sua vodca ou comendo seu hambúrguer na segurança de suas casas.

O fim desta guerra não interessa a ninguém. Ninguém quer saber da Síria, a Síria esta esquecida, apenas é lembrada quando os foguetes com sarim mataram quase 100 pessoas e a maioria foram crianças, só é lembrada quando a foto de uma criança mutilada sendo carregada pelo seu pai, chega até nós através das redes sociais e choca a todos que além de vodca e hambúrguer, gostamos também de caipirinha e feijoada.

Que pare o sofrimento das crianças, que se faça uma esterilização coletiva em todas as mulheres e/ou homens sírios. As crianças não precisam nascer...

“Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força”.

Sun Tzu.

"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem."

Jean-Paul Sartre

"Não conseguireis desgostar-me da guerra. Diz-se que ela destrói os fracos, mas a paz faz o mesmo."

Bertolt Brecht

That’s All Folks


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page